Anvisa exclui revisão de normas sobre o agrotóxico acefato da lista de prioridades para 2019

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou no último dia 23 a atualização anual dos temas que fazem parte da lista de prioridades da agência para definição de regras até 2020. Para este ano, foi arquivado (ou seja, retirado da lista de prioridade, sem conclusão) a “revisão do regulamento técnico para o ingrediente ativo acefato em decorrência de sua reavaliação toxicológica”.

O acefato é um componente altamente tóxico usado em agrotóxicos e que pode causar câncer, segundo a própria Anvisa. Em nota técnica publicada por ocasião da reavaliação do acefato, a Agência afirma que “o potencial carcinogênico do acefato foi avaliado em vários estudos em roedores (ratos e camundongos) e em um estudo em cães” e que “há uma preocupação em relação à exposição crônica à doses baixas aos possíveis efeitos sobre a saúde humana”.

A decisão de arquivar a avaliação do acefato vai na contramão do que foi publicado muito recentemente na lista de 11 de setembro de 2018, que marcava a regulação desse tema como de “alta urgência/alta relevância”.


Tagged: , ,


'Anvisa exclui revisão de normas sobre o agrotóxico acefato da lista de prioridades para 2019' have 2 comments

  1. 1 de fevereiro de 2019 @ 14:14 Anvisa exclui revisão de normas sobre o agrotóxico acefato da lista de prioridades para 2019 – Campanha Permanente Contra os Contra os Agrotóxicos e Pela Vida

    […] Anvisa exclui revisão de normas sobre o agrotóxico acefato da lista de prioridades para 2019 […]

    Responder

  2. 3 de fevereiro de 2019 @ 07:33 Mário do Carmo Senna

    Na foto aparece a pessoa usando EPI. Na realidade muitos não usam o EPI.

    Responder


Quer compartilhar suas ideias?

Seu endereço de email não será publicado.

Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida