Campo Grande sedia Seminário Estadual contra o uso de Agrotóxicos

O Seminário Estadual contra o uso de Agrotóxicos acontece agora a tarde (23/03) no auditório da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS).

O evento é organizado pelo Comitê Estadual Contra o uso de Agrotóxicos e pela Vida, Wanderlei Severino da Silva, ele explica que além de debater o tema o objetivo primordial do debate é organizar as diversas lideranças para compor um comitê central. “As lutas estão isoladas em Mato Grosso do Sul, precisamos unir todas as ideiais e as pessoas que irão compor as nossas regionais”.

Ele salienta que os comitês irão atuar como um espaço de articulação das forças contra a utilização dos agrotóxicos. Entre as atividades do grupo estão a realização de audiências públicas, criações de projetos de lei, busca de parcerias para estudos e o monitoramento e denúncias dos efeitos dos agrotóxicos na saúde e no meio ambiente.

O professor Vanderlei Pignati, Doutor em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz fala a partir das 13 horas sobre o impacto dos agrotóxicos na saúde das populações e na cadeia alimentar.

Logo em seguida será a vez da palestra do Secretário Geral da Campanha Nacional contra o Agrotóxico e pela Vida, Cleber Folgado. Para Cleber o objetivo do movimento é possibilitar a construção de um modelo agrícola diferente, baseado na agricultura camponesa e agroecológica. “A idéia é romper o modelo que concentra riquezas, expulsa a população do campo ,produz pobreza e envenenamento e produzir alimentos saudáveis e agroecológicos, em pequenas propriedades que respeitem à natureza e os trabalhadores, garantindo qualidade de vida”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *