Coletânea: confira oito materiais produzidos pela Campanha

 

A Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida completa oito anos em abril!

Fruto de uma intensa articulação entre movimentos sociais do campo, organizações de apoio à agroecologia, sindicatos e entidades pública de pesquisa, especialmente no campo da saúde, a Campanha nasce da necessidade de fazer a denúncia dos efeitos dos agrotóxicos que até então atingia um público muito restrito. A ideia era criar uma ferramenta para massificar a luta e mobilizar amplos setores da sociedade, não só no meio rural, mas também nas grandes cidades.

Neste sentido, a Campanha já assumiu diversos formatos de atuação e tem uma produção rica de material e conteúdo para abastecer sua militância e a população de forma geral de argumentos que combatam o uso de veneno em nossa agricultura.  

Confira a lista das principais produções da Campanha ao longo de seus oito anos:

 

1. O veneno está na mesa (2011)

Uma direção de Silvio Tendler, o documentário dimensiona a contaminação do meio ambiente e os danos à saúde pública provocados pelo uso de agrotóxicos nas lavouras, além de apontar as contradições de um modelo agrícola submisso aos interesses das indústrias de defensivos agrícolas e transgênicos.

Veja aqui

2. O veneno está na mesa II (2014)

Após impactar o Brasil mostrando as perversas consequências do uso de agrotóxicos em O Veneno está na Mesa, a continuação atualiza e avança na abordagem do modelo agrícola nacional atual e de suas consequências para a saúde pública. O filme apresenta experiências agroecológicas empreendidas em todo o Brasil, mostrando a existência de alternativas viáveis de produção de alimentos saudáveis, que respeitam a natureza, os trabalhadores rurais e os consumidores.

Veja aqui

3. Dossiê Abrasco (2015)

O lançamento do Dossiê Abrasco Sobre Impactos dos Agrotóxicos na Saúde, em 2015, foi um momento chave na aproximação entre movimentos sociais e cientistas do campo da saúde. A parceria inédita teve como resultado, de um lado o fortalecimento dos argumentos que embasam a luta contra os agrotóxicos, e por outro lado a divulgação massiva e popular de estudos científicos importantes, mas que muitas vezes não causam o devido impacto.

4. Cartilha Agrotóxicos: impactos na vida e no trabalho

Uma parceria com a Central Única dos Trabalhadores (CUT), com o objetivo de alertar trabalhadoras (es) e sociedade sobre os perigos dos agrotóxicos, e sensibilizar para que exijam que a produção de alimentos seja saudável e aliada a condições de trabalho decentes.

Baixe aqui

5. Cartilha Pronara Já! (2016)

Cartilha que propõe ampliar o conhecimento e a conscientização pública, trazendo uma síntese de algumas das medidas contidas em cada eixo do PRONARA, Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos.

Baixe aqui

6. Cartazes 

Em 2011, o lançamento da Campanha foi feito a partir de um cartaz que se tornou clássico:

No ano seguinte, o cartunista Latuff elaborou duas ilustrações para a Campanha que também se tornaram cartazes:

Em 2016, a Campanha lançou uma série de 3 cartazes que ilustram temas como a permissão de agrotóxicos banidos em outros países no Brasil; a contaminação da água pelos venenos; e a importância de fortalecer a agricultura familiar que fornece a alimentação escolar.  Os cartazes foram lançados no dia 3 de dezembro – dia mundial de luta contra os agrotóxicos.

7. Plataforma #ChegaDeAgrotóxicos (2017)

Uma parceria entre a Campanha Permanente Contra os Agrotóxico e outras organizações, como a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o Greenpeace, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Fiocruz, Slow Food e Aliança pela Alimentação Saudável e Adequada. A plataforma chegou a recolher mais de 1,5 milhão de assinaturas contra a aprovação do Pacote do Veneno, e pela aprovação da Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNaRA).

8. Cartilha Como criar um projeto de lei estadual ou municipal para reduzir os agrotóxicos? (2019)

Em parceria com a Terra de Direitos, a cartilha tem como objetivo explicar o passo a passo na elaboração de projetos de lei (PL) e fornecer exemplos de PLs que podem ser elaborados e aprovados para reduzir ou limitar a produção, comercialização, transporte, armazenamento e uso de agrotóxicos nos estados e municípios e proteger nossa biodiversidade e a nossa saúde.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *