Diário Oficial Venenoso – 10 novas solicitações de registro de agrotóxicos publicadas hoje

O Diário Oficial da União, ultimamente portador das piores notícias do país, teve uma edição venenosa no dia de hoje. A Coordenação Geral de Agrotóxicos do MAPA publicou hoje o pedido de registro de 10 agrotóxicos. Em todos eles, os ingredientes ativos já são registrados, e por isso foram pedidos os registros por equivalência, que têm trâmite mais rápido, regulamentado pelo Decreto 4074/02. Os pedidos de registro feitos hoje são:

Ingrediente Ativo Empresa Comentário
2,4-D AllierBrasil O 2,4-D é um herbicida que foi desenvolvido durante o programa da guerra química e biológica na segunda Guerra Mundial (1939-1945), sendo também utilizado na guerra do Vietnã (1954-1975), fazendo parte, juntamente com o herbicida 2,4,5-T e o pentaclorofenol, de um composto conhecido como agente laranja, que foi utilizado como desfolhante das florestas vietnamitas. Desde então o 2,4-D vem sendo utilizado no controle seletivo de ervas daninhas, principalmente em pastagens. Na reavaliação do produto, em andamento, a Anvisa já indicou que não há problema algum no agrotóxicos, contrariando consequências fartamente documentadas como alteração genética capaz de desencadear o câncer, alterações do sistema hormonal, má-formação fetal e toxicidade neurológica.
Iprodiona Nortox Causa problemas reprodutivos e de desenvolvimento, bem como problemas no trato respiratório. Fonte: PPDB
Bifentrina Adama Brasil Causa problemas reprodutivos e de desenvolvimento, possivelmente cancerígeno, e suspeito de ser desruptor endócrino.
Paraquate Adama Brasil Proibido na União Europeia, este agrotóxicos também já deveria estar banido do Brasil. Entretanto, a Anvisa numa decisão surpreendente, contrariou seu próprio laudo técnico e indicou a manutenção do agrotóxicos no mercado. A decisão final ainda não foi publicada.
Piriprofixem ALTA Larvicida usado para controle do mosquito Aedes Aegypti, ficou no centro da polêmica quando médicos argentinos levantaram suspeita de relação deste agrotóxico com os casos de microcefalia.
Dicamba Gilmore A Monsanto já está registrando transgênicos resistentes ao Glifosato, 2,4-D e Dicamba por conta da alta taxa de resistência de plantas ao glifosato. Mais aqui.
Picloram Gilmore e Lemma Consultoria (Importação)  Conhecido popularmente como Tordon, este herbicida também chegou a ser testado na guerra do Vietnã como agente desfoliante. Consta na lista dos “Bad Actors” da Pesticide Action Network, e consta na lista de disruptores endócrinos da União Europeia.
TIametoxam Sycrom Neonecotinóide, está na mira das organizações sociais no mundo inteiro por estarem relacionados à mortandade em massa de abelhas.
Diflufenicam Bayer


'Diário Oficial Venenoso – 10 novas solicitações de registro de agrotóxicos publicadas hoje' não possui comentários

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Quer compartilhar suas ideias?

Seu endereço de email não será publicado.

Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida