Governo cria GT sobre uso de agrotóxicos

Grupo envolverá Ministérios da Saúde, do Meio Ambiente, da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Justiça, Anvisa e Ibama, para criar e discutir o Plano Nacional de Enfrentamento da Produção, Comercialização e Uso de Agrotóxicos e suas Consequências à Saúde e ao Meio Ambiente
 

Do site do PT na Câmara

O deputado Padre João (PT-MG) participou na terça-feira (28) de reunião interministerial promovida pela Secretaria Geral da Presidência da República no Ministério da Saúde. O objetivo foi debater os encaminhamentos do relatório produzido pela Subcomissão Especial sobre o Uso dos Agrotóxicos e suas Consequências à Saúde, da Comissão de Seguridade Social.Padre João foi o único convidado da Câmara dos Deputados para participar do evento, pela iniciativa da criação da Subcomissão e pela autoria do relatório dos trabalhos.

No encontro foi criado um Grupo de Trabalho envolvendo os Ministérios da Saúde, do Meio Ambiente, da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Justiça, a Anvisa e o Ibama. O colegiado irá criar e discutir o Plano Nacional de Enfrentamento da Produção, Comercialização e Uso de Agrotóxicos e suas Consequências à Saúde e ao Meio Ambiente no Brasil.

Ficou agendada uma oficina para o dia 3 de abril de 2012, no Ministério da Saúde, envolvendo também o Ministério do Trabalho e Emprego, a Agência Nacional de Águas, Ministério da Previdência Social, além dos órgãos citados, para analisar o relatório e propor o plano de trabalho e ações referentes ao tema.

Seminário – O tema vem ganhando repercussão nacional pelo trabalho realizado pela Subcomissão e pela Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida, organizada pela Via Campesina e um conjunto de mais de 30 organizações. Nos dias 17 e 18 de março, a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) realiza um seminário nacional, em Brasília, para debater medidas sobre o tema. Já nos dias 21 e 22 do mesmo mês, o Ministério da Saúde realiza evento para discutir e avaliar os impactos dos agrotóxicos na saúde da população.

Para Padre João, é importante o governo tomar iniciativas neste sentido. “O problema é sério. Precisamos tomar coragem e enfrentar isso. O governo paga caro e a sociedade inteira sofre com isto. Veneno produz doença, mata e incapacita as pessoas. Não dá mais para continuar produzindo assim”, alertou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *