IBOPE revela: Para brasileiro, é muito importante que políticos criem propostas de merenda sem agrotóxico

do Ibope

O Greenpeace Brasil encomendou uma pesquisa ao IBOPE Inteligência sobre a percepção do cidadão em relação aos agrotóxicos. Os dados apontam que 82% da população brasileira considera muito importante que um político apresente propostas para a introdução de alimentos sem agrotóxicos na merenda escolar da rede pública. Para quase 60%, políticos que têm como prioridade a introdução de alimentos sem agrotóxicos nas escolas têm uma imagem mais positiva.

O Brasil é a nação que mais consome agrotóxicos no mundo. Segundo a pesquisa, 81% dos entrevistados consideram que a quantidade de agrotóxicos aplicados nas lavouras é alta ou muito alta e, de acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), as vendas de pesticidas no país atingiram a marca de US$ 9,6 bilhões em 2015. 

Nas eleições 2016, o Greenpeace pede que os candidatos se comprometam em garantir merenda de qualidade e sem agrotóxicos para a rede pública de ensino municipal.

Sobre a pesquisa
Foram realizadas 2002 entrevistas, com população acima de 16 anos, em 142 municípios de todo o Brasil e a margem de erro estimada é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.