Prisão de política Lula abre caminho para aliança fascista-ruralista

A Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida se junta, neste triste momento histórico, aos milhões de brasileiros e brasileiras que repudiam a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Vítima de uma perseguição política dos setores conservadores da sociedade, Lula foi preso sem provas em um processo que tramitou em velocidade sem precedentes. Caso a manobra se concretize, estarão abertos os caminhos para a consolidação dos desmontes dos direitos trabalhistas e previdenciários, e da destruição das politicas de agricultura familiar, agroecologia e segurança alimentar.

É inegável que uma parte significativa das forças que atuaram para o presente desfecho têm origem ruralista. Não é à toa que um de seus maiores líderes – Ronaldo Caiado, ex-presidente da UDR, milícia ruralista – considera que a prisão de Lula “traz esperança” aos brasileiros. Também não foi ao acaso a declaração de Jair Bolsonaro, na última quarta-feira (4), sobre um caminhão de som alugado por ruralistas, de que pretende fazer um “tratoraço” em Brasília, caso seja eleito.

Alertamos, portanto, que eleições sem Lula são um caminho aberto para que a extrema-direita fascista, aliada ao campo ruralista, levem o país a um retrocesso e a cultura do ódio sem precedentes na História. Deste modo, convocamos a todas e todos os apoiadores da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida a participarem das mobilizações em favor da liberdade do preso político Lula, bem como de seu direito de ser candidato nas eleições deste ano.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *