Seminário da Campanha durante a Jornada de Agroecologia 2013

Durante a Jornada de Agroecologia de 2013, será realizado no dia 8 de agosto um seminário sobre a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida. Veja o evento no facebook.

Seminário da Campanha Nacional Contra os Agrotóxicos e Pela Vida

Data: 08 de agosto de 2103

Hora: 13:30h

Local: Auditório do DACESE na UEM

Na programação da 12ª Jornada de Agroecologia, (http://jornadaagroecologia.com.br/) que acontecerá entre os dias 07 e 10 de agosto em Maringá, o Comitê da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida estará promovendo um Seminário sobre a Campanha Nacional Contra os Agrotóxicos e Pela Vida. 

Porque uma Campanha Contra os Agrotóxicos? 

… O Brasil é o líder do ranking mundial de consumo de agrotóxicos. O uso excessivo dos agrotóxicos está diretamente relacionado à atual política agrícola do país, adotada desde a década de 1960. Com o avanço do agronegócio, cresce um modelo de produção que concentra a terra e utiliza altas quantidades de venenos para garantir a produção em escala industrial. 

O uso de agrotóxicos e pacotes agroquímicos transformou-se em um gravíssimo problema de saúde pública e preservação da natureza. Para enfrentar tal realidade ofensiva ao meio ambiente e ao bem-estar humano, movimentos sociais e diversas organizações se reuniram para articular a “Campanha Nacional contra os Agrotóxicos e Pela Vida”. 

A campanha é um esforço coletivo que visa combater a utilização de agrotóxicos e a ação de suas empresas (produtoras e comercializadoras), através da conscientização da população brasileira e propondo um novo modelo de produção baseado na agroecologia. Este seminário trará o panorama dos agrotóxicos no Brasil, além de mobilizar e articular novos meios de propagar a Campanha.

Diante desta situação, mais de 50 entidades nacionais se juntaram desde 2011 na Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, que tem o objetivo de sensibilizar a população brasileira para os riscos que os agrotóxicos representam, e a partir daí tomar medidas para frear seu uso no Brasil. 

Programação:

13h30: Mesa de Abertura: Autoridades Presentes

14:00h Apresentação do Vídeo: “Nuvens de Veneno” 

14.30h Uso e consumo de agrotóxicos no Brasil: Leticia Rodrigues

15.30h Histórico e pautas da Campanha Contra os Agrotóxicos e Pela Vida: Marciano Silva – Coordenação Nacional Campanha Contra os Agrotóxicos e Pela Vida

16:00h Apresentação do Professor Drº Jorge Guerra Villalobos sobre o Plano Diretor de Maringá e a restrição ao uso de agrotóxicos as áreas urbanas. 

16h20h Drº José Lafaiete Tourinho – Ministério Público do Meio Ambiente

16:40h Drº Saint-Clair Honorato Santos – Procurador Coordenador do Centro de Apoio das Promotorias do Meio Ambiente do Ministério Público da Paraná. 

17:20h Dr. Fábio Aurélio da Silva Alcure, Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região, (Procuradoria do Trabalho no Município de Maringá)

17:40h Campanha Contra os Agrotóxicos e Pela Vida no Paraná – Thomas Parrili

18:00h Encerramento e encaminhamentos sobre a Campanha Contra os Agrotóxicos e Pela Vida no Paraná e na região Noroeste. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *