Uso de agrotóxicos é debatido em cartilha da Anvisa

Da RadioagênciaNP

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária publicou cartilha que busca evitar a intoxicação por agrotóxicos. Movimentos sociais constroem a “Campanha Permanente Contra o Uso de Agrotóxicos e pela Vida”, que divulga os riscos desses venenos e combate sua utilização.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma cartilha que orienta os trabalhadores rurais para o uso correto de agrotóxicos. Seu objetivo é evitar a intoxicação de agricultores por essas substâncias. O material também cita alternativas ao uso de agrotóxicos, como a agricultura orgânica. Foram feitas 20 mil cópias para distribuição gratuita.

Último levantamento da Fundação Oswaldo Cruz, de 2009, registrou 11.641casos de intoxicação por agrotóxicos no Brasil, com 188 mortes. A Organização Mundial da Saúde aponta que para cada diagnóstico desse tipo de intoxicação no mundo, outros 50 casos ficam sem notificação.

Segundo o especialista em Regulação e Vigilância Sanitária da Anvisa, Rodrigo Leite, a cartilha traz recomendações como aplicar o produto somente com receituário agronômico e seguir as orientações do rótulo.

“Uma das recomendações importantes é o uso de Equipamento de Proteção Individual, que é uma roupa apropriada para proteger o aplicador de agrotóxico”.

Rodrigo também ressalta a preocupação da Anvisa no controle dos agrotóxicos.

“A Anvisa tem uma grande preocupação com o uso de agrotóxicos. As moléculas mais perigosas, que realmente representam um risco à saúde são reavaliadas [para liberação ou proibição] quando há qualquer indício que elas podem trazer prejuízos aos trabalhadores ou consumidores”.

Desde 2008, o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Dos 50 princípios ativos mais usados em agrotóxicos no Brasil, 20 já foram banidos na União Europeia.

Movimentos sociais constroem a “Campanha Permanente Contra o Uso de Agrotóxicos e pela Vida”, que divulga os riscos desses venenos e combate sua utilização.



'Uso de agrotóxicos é debatido em cartilha da Anvisa' não possui comentários

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Quer compartilhar suas ideias?

Seu endereço de email não será publicado.

Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida