Em Juazeiro, a Campanha Contra os Agrotóxicos participa do Congresso Brasileiro de Agroecologia

Da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e Pela Vida

De 15 a 18 de outubro de 2025, durante o 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), a Tenda Rachel Carson, organizada Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, será um dos principais espaços de debate e mobilização em Juazeiro (BA). 

O espaço criado em 2019, durante o CBA de Sergipe, tornou-se referência para aprofundar o debate sobre os impactos dos agrotóxicos e transgênicos e ao mesmo tempo, valorizar a Agroecologia como alternativa contra-hegemônica e caminho de superação do modelo destrutivo imposto pelo agronegócio.

Neste ano, a programação traz rodas de conversa, oficinas, lançamentos de livros e exposições, além de um Café Literário, que vai estimular a troca de saberes em um ambiente acolhedor. O espaço conta com a parceria da Campanha Nacional em Defesa do Cerrado e do Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos. Entre os temas em destaque estão o Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos (Pronara), a resistência agroecológica nas escolas brasileiras e o Tribunal Popular: Agrotóxicos no banco dos réus, com a socialização de experiências de tribunais populares já realizados em diferentes territórios.

A realização da Tenda reafirma seu papel como lugar de formação, denúncia e articulação em defesa da saúde, da agroecologia e dos direitos dos povos do campo, das águas e das florestas. Além de promover o diálogo entre sociedade civil e órgãos governamentais sobre a implementação do Pronara. Potencializando esse espaço de articulação e fortalecendo a incidência política e a construção coletiva de estratégias de resistência.

Também haverá uma exposição permanente de fotos, materiais e vídeos sobre a luta contra os agrotóxicos e pela vida.

Quando: 15 a 18 de outubro de 2025
Onde: 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia – Juazeiro, Bahia

Mapa para localizar a Tenda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *