MPT-TO realiza Audiência Pública em Formoso do Araguaia para debater impactos dos agrotóxicos

Por Ministério Público do Trabalho no Tocantins (MPT-TO) l Publicado em 3 de outubro de 2025.

O Ministério Público do Trabalho no Tocantins (MPT-TO) promoverá, no próximo dia 7 de outubro (terça-feira), Audiência Pública para discutir os impactos do uso de agrotóxicos na saúde dos povos do campo, florestas, águas e cidades, em Formoso do Araguaia (TO). O Evento será realizado, no auditório da Câmara Municipal, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

A Audiência será mediada pela procuradora do Trabalho Luísa Nunes de Castro Anabuki, responsável pela organização da Audiência. A mesa diretora será composta por representantes do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Tocantins e da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Tocantins.

O objetivo da iniciativa é reunir dados, informações, críticas e propostas sobre os efeitos dos agrotóxicos na saúde da população trabalhadora e no meio ambiente, além de fomentar a agroecologia. Estão previstas discussões sobre responsabilidades legais relacionadas ao uso dessas substâncias e apresentação de ações de fiscalização em ambientes de trabalho.

A participação é aberta ao público. Interessados poderão se manifestar oralmente, com tempo de fala limitado a cinco minutos, ou por meio de propostas escritas entregues à mesa diretora durante a Audiência.

O Evento integra a atuação do MPT-TO nos eixos de fiscalização, vigilância em saúde e preservação ambiental, em especial no contexto das comunidades do campo e dos trabalhadores rurais da região de Formoso do Araguaia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *