Tenda Rachel Carson realiza feira de lançamentos de livros no 13º CBA em Juazeiro

Foto: Karen Lima/CBA

Por Iris Pacheco
Do CBA Agroecologia

Na tarde desta sexta-feira (17), a comissão organizadora da Tenda Rachel Carson realizou a Feira de lançamento de livros e publicações agroecológicas no 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro da Bahia.

Uma das organizadoras do espaço, Gabriela Bica, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e vice-diretora da região Sul da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), comenta sobre a diversidade e a dimensão da iniciativa: “a tenda Raquel Carson, recebendo o lançamento de 33 obras de autores únicos ou coletivas, que estão trazendo coleções com até 20 obras. É um movimento muito interessante, e a gente percebe que esse espaço precisa ampliar a cada nova edição do CBA. Inclusive, porque é um orgulho muito grande para essas pessoas poderem trazer suas obras para lançar aqui. É um espaço que está crescendo muito e vai tomando uma proporção cada vez maior.”

O espaço de lançamento contou com a participação de autoras, autores e editoras. As atividades foram distribuídas em três blocos, cada um com duração de uma hora e composto por dez publicações.

Foto: Karen Lima/CBA

“A escolha dessas obras foi feita mediante um formulário de inscrição, onde as pessoas podiam se inscrever para lançar suas obras. Nenhuma obra foi refutada, apenas uma que não se enquadra no edital, porque priorizamos obras recentes, publicadas a partir de 2020. Mas, todas as demais se encaixaram e estão aqui com a oportunidade de apresentar. Algumas são distribuídas e doadas, outras vendidas e sorteadas”, explicou Gabriela. 

A organizadora explicou que durante cada bloco, as obras ficaram expostas em mesas individuais, com a presença de autoras e autores para diálogo com o público. Todas as publicações foram organizadas de acordo com afinidades de abordagem com os 19 eixos temáticos desta 13ª edição do CBA.

“Uma coisa bacana nessa ideia de fazer uma feira, é que as pessoas têm a oportunidade de dialogar com os autores e as autoras, pois muitas dessas pessoas estão aqui e podem devolver o diálogo para o seu território. Também há uma multiplicidade de temas, desde livros autorais, contos, dossiê, coleção de textos científicos. É uma riqueza a pluralidade da agroecologia, e os lançamentos se traduzem nisso também”, concluiu.

Sobre a Tenda Rachel Carson

Foto: Karen Lima/CBA

Organizada pelo Grupo de Trabalho (GT) Contra os Agrotóxicos e Transgênicos da ABA-Agroecologia em conjunto com movimentos, organizações, grupos acadêmicos e campanhas que compõem coletivamente uma coesa frente de denúncia, resistência e enfrentamento ao avanço do Agronegócio em todo o país, a Tenda Rachel Carson chega à sua terceira edição no 13º CBA.

Seu nome é em homenagem à primeira cientista que, ética e corajosamente, estudou e denunciou os impactos negativos do uso de agrotóxicos sobre os ambientes no mundo. Rachel Carson (1907–1964) foi uma bióloga marinha, ecologista e escritora norte-americana, reconhecida como uma das precursoras do movimento ambientalista moderno, alertou para os impactos ambientais e à saúde humana causados pelo uso indiscriminado de pesticidas sintéticos, especialmente o DDT. 

Portanto, as vivências articuladas pelo coletivo que promove a Tenda Rachel Carson busca refletir sobre o papel de todas as pessoas, do campo e da cidade, na garantia do acesso à terra e ao território, na superação da fome com alimentação saudável e agroecológica, limpa de venenos, de contaminantes e de sangue das diversas populações brasileiras.

Sobre o Congresso Brasileiro de Agroecologia

Foto: Karen Lima/CBA

Realizado a cada dois anos desde 2003, o Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) é construído por uma ampla frente de parceiros nacionais e internacionais, configurando-se como o maior encontro latinoamericano de agroecologia.

Mais que um espaço de fortalecimento da agroecologia como ciência, o CBA é um território de diálogo entre diferentes formas de conhecimento, proporcionando legados agroecológicos em todos os territórios por onde ele passa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *