Pelos milhares que ontem foram e amanhã serão
Mortos pelo grão-negócio de vocês
Pelos milhares dessas vítimas de câncer
De fome e sede, e fogo e bala, e de AVCs
(Chico César e Carlos Rennó, Reis do Agronegócio)
A Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida é uma articulação que congrega mais de 100 organizações em todo o Brasil e atua na denúncia dos danos causados pelos agrotóxicos na sociedade, e na construção da agroecologia como forma de produção agrícola limpa e saudável, para quem produz e quem consome.
No dia 03 de dezembro de 2015 – Dia Mundial de Luta Contra os Agrotóxicos, fomos convidados pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados a participar de uma audiência pública. Por ainda acreditar na democracia e no parlamento com um de seus símbolos maiores, enviamos um representante para expor a visão da Campanha sobre o tema dos agrotóxicos.
Após participar da audiência, recebemos com surpresa uma intimação em nome do Dep. Valdir Colatto (PMDB-SC), alegando que Campanha teria promovido “discurso político” e “ofensa despropositada” ao parlamentar. O que dissemos na ocasião o povo já está cansado de saber: a Bancada Ruralista atua em seus próprios interesses e das empresas que apoiam suas campanhas eleitorais.
Não há outra razão senão esta, para uma defesa tão ferrenha do uso de agrotóxicos no país, e um ataque incessante ao meio ambiente, aos povos e comunidades tradicionais e à agricultura familiar camponesa. E é esta promiscuidade entre interesses privados e públicos que nos mantém como campeões mundiais dos agrotóxicos. Neste cenário, perseguir e criminalizar quem luta pela vida é a contrapartida exigida por quem lucra com a morte.
A frágil ação, derrotada em primeira e segunda instância por unanimidade, visa obviamente intimidar um movimento nacional que reúne milhares de pessoas que cansaram de ver interesses econômicos se sobrepondo à saúde da população.
Este atentado à liberdade de expressão, ao contrário de nos calar, anima mais ainda nossa luta permanente pela vida.
Nem um passo atrás, seguimos firmes.
Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida
Chega de continuarem contaminando nosso país!
Vamos seguir firmes na luta por um planeta saudável, no qual seja possível produzir alimentos que os seres humanos possam consumir sem o risco de doenças provocadas gravíssimas provocadas pelos agrotóxicos. Por mais saúde, vamos banir os agrotóxicos!
[…] Nota de Repúdio à Bancada Ruralista e ao Dep. Valdir Colatto […]
Esse é o mesmo deputado que tem um projeto de lei para a liberação da caça de animais silvestres no Brasil
Nosso País precisa divulgar em CAMPANHAS propagandas que informam a verdade, 1 colher de mel por dia protege a saúde e mantém seu corpo mais protegido de gripes e resfriados. Uma dica simples. Não queremos o dinheiro que este AGROnegócio TOXICO ESTÚPIDO arrecada.
Precisamos que a vida seja respeitada.