Campanha e MMA discutem ações emergenciais para reduzir riscos da exposição a agrotóxicos

Por Roberta Quintino l Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida.

Na quinta-feira (21), a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida se reuniu com representantes do Departamento de Políticas de Gestão Ambiental Rural (DGAR) da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável (SNPCT) do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) para tratar de estratégia para a redução dos riscos ambientais e de saúde humana decorrentes da exposição aos agrotóxicos em territórios vulnerabilizados.

O encontro integra uma agenda mais ampla de articulação interministerial, que busca aproximar as políticas de saúde, meio ambiente e direitos humanos no enfrentamento aos impactos dos agrotóxicos. Entre os pontos debatidos, está a criação de ações conjuntas para fortalecer a fiscalização e o monitoramento, além da unificação de canais de denúncia sobre violações relacionadas ao uso de agrotóxicos.

A proposta é avançar na construção de uma estratégia que viabilize respostas institucionais mais efetivas às fragilidades hoje existentes na notificação de casos tanto por órgãos de saúde quanto pelos de meio ambiente. Inserida como compromisso do MMA no Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica – Planapo e no Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos – Pronara, a expectativa é que a iniciativa resulte em medidas capazes de melhorar a proteção de populações expostas e ampliar a capacidade do Estado em identificar, monitorar e coibir situações de risco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *