Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida compartilhou o evento de Comitê DF – Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida.
Audiência Pública no Dia mundial de combate aos Agrotóxicos – Os impactos na saúde e no meio ambiente e as ações de combate
Audiência Pública no Dia mundial de combate aos Agrotóxicos – Os impactos na saúde e no meio ambiente e as ações de combate
O Comitê DF da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida convoca toda a sociedade a participar desta importante Audiência Pública para discutir as ações de combate ao uso dos agrotóxicos e os impactos provocados por eles na saúde e no meio ambiente.
O dia 3 de dezembro é o Dia Mundial de Combate aos Agrotóxicos; data que relembra o trágico episódio de 1984 em que ocorreu o vazamento de uma fábrica de agrotóxicos da Carbide Union (atual Dow Chemic) na Índia, cidade de Bhopal. Nesta data, milhares de pessoas morreram e até hoje a populalção convive com as marcas do desastre, que gerou uma onda de toxicidade presente ainda 31 anos depois.
No nosso contexto, como muitos(as) sabem, nós, brasileiros e brasileiras somos os(as) maiores consumidores(as) de agrotóxicos no mundo. Este dado oficial é trágico e é urgente socializarmos informações à respeito dessa realidade, para entendermos como atuar diante dela, e transformá-la. Asim sendo, para a explanação do tema, contaremos com entidades que trabalham extensivamente com a pauta dos agrotóxicos no Brasil, tais como o Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, a ABRASCO (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), a Fiocruz, o INCA (Instituto Nacional do Câncer) e a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida.
A audiência pública foi convocada pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, em parceria com a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Cerrado, por iniciativa do Deputado Federal Augusto Carvalho.
Tendo em vista que a produção envenenada de comida é um processo que afeta diretamente todas as formas de vida, entendemos que este espaço é de grande importância para estarmos juntos(as), disseminando conhecimento e (re)pensando ações encaminhativas.
Contamos com todas e todos!