Ministério da Agricultura libera mais 55 registros de agrotóxicos: práticas bolsonaristas devem ser abolidas

Por Roberta Quintino I Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida.

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Na segunda (19), o Ministério da Agricultura e Pecuária publicou no Diário Oficial a liberação de mais 55 registros de agrotóxicos, o que totaliza 157 agrotóxicos liberados desde o início do governo do presidente Lula. De acordo com a publicação, parte dos produtos listados apresentam alto potencial de periculosidade ao meio ambiente e são altamente tóxicos para a saúde humana.

A liberação de mais veneno destaca a necessidade urgente de uma atuação governamental mais firme na luta contra os agrotóxicos. É fundamental que o governo federal assuma a liderança na proteção ao meio ambiente e à saúde da população, promovendo ações que reduzam a dependência da nossa agricultura a estes produtos.

Nesse sentido, defendemos a urgente implementação da Política Nacional de Redução dos Agrotóxicos (PNARA) de modo a sinalizar ao povo brasileiro uma real intenção do governo em construir uma agricultura limpa. É preciso também que a reforma tributária em pauta acabe de vez com os benefícios fiscais concedidos aos agrotóxicos, e que a receita gerada pela devida tributação destes produtos possa ser direcionada para investimentos na saúde das populações atingidas e em pesquisas e assistência técnica para a transição agroecológica.

Se o governo deseja tomar a liderança no debate ambiental mundial, é fundamental que as práticas anti-ambientais remanescentes do governo Bolsonaro sejam de uma vez por todas eliminadas.

4 comentários

  1. Tanto que protestamos contra o governo criminoso e ambientalmente arrasador de Bolsonaro, para vivermos o mesmo drama com nosso governo Lula … Abaixo o veneno na comida!

    • Gente, para de cair em FAKE NEWS!
      Isso aconteceu no desgoverno Bolsonaro.
      Nem precisa conhecer o governo Lula para saber que se trata de uma mentira.
      Um pouco de discernimento já bastaria

  2. Ninguém que defende meio ambiente pode manter agrotóxicos na lavoura.
    É completamente nefasto.
    Espero que o governo resolva suspender essa liberação e comece a retirada dos outros.

  3. No início do governo Lula foram liberados sim. Pode ser que sejam processos que já estavam em andamento, mas foram libetados em 2023 já no governo Lula.
    Temos que rediscutir e tirar dos pontos chaves estes funcionários pro veneno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *