Nota lançada pelo Centro Sabiá e diversas organizações sobre a matéria veiculada pela Rede Globo no programa dominical Fantástico, exibido em 31.01.2016.
A matéria denuncia a venda de produtos não orgânicos em feiras orgânicas/agroecológicas, umas delas em Recife da qual não faz menção do nome da referida feira. Outra coisa que a reportagem também não mostrou é que reduzir o uso de agrotóxico no Brasil é uma luta que os movimentos sociais e diversas organizações vem travando contra o agrohidronegócio, que tem a seu favor a bancada ruralista e a ministra da agricultura Kátia Abreu que, por sua vez não permitiu que seu ministério, o MAPA, aderisse ao PRONARA – Programa Nacional de Redução do Uso de Agrotóxicos. Este Programa como consta na nota abaixo foi “construído com propostas de órgãos do Governo e movimentos sociais, já foi aprovado na Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (CNAPO) e espera a adesão do Ministério da Agricultura desde meados de 2015 (dos 10 Ministérios envolvidos, o único que falta aderir), para que seja regulamentado e, em seguida, colocado em prática efetivamente.”
Para acabar com os agrotóxicos no Brasil PRONARA Já!!!!
Para acabar com campanhas midiáticas falaciosas, DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA JÁ!!!!
Em respeito à história da agroecologia brasileira e de Pernambuco
asabrasil.org.br
O programa de televisão Fantástico do dia 31 de janeiro, último domingo, mostrou uma reportagem em que aparecem diversas pessoas que vendem produtos envenenados se passando por agricultores orgânicos. O tema é atual e relevante, mas a reportagem falha gravemente quando não valoriza a importância do…