Plataforma #ChegaDeAgrotóxicos é lançada no Brasil

Construído por diversas organizações, site explica ameaças de retrocessos na legislação de agrotóxicos e coleta assinaturas para pressionar pela Política de Redução de Agrotóxicos

Foi lançada nesta quinta-feira (16) a plataforma online #ChegaDeAgrotóxicos. A ferramenta é uma estratégia de mobilização da sociedade na luta contra os retrocessos que podem colocar ainda mais venenos na mesas da famílias brasileiras.

Preocupadas com o chamado Pacote do Veneno – uma série de medidas que visam liberar ainda mais o uso de agrotóxicos no Brasil –, diversas organizações da sociedade se juntaram para construir a plataforma #ChegaDeAgrotóxicos. O site recolhe assinaturas contrárias ao Projeto de Lei 6299/2002, do agora ministro da agricultura Blairo Maggi, e divulga informações sobre os riscos dos agrotóxicos.

Carla Bueno, da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, explica o objetivo deste movimento: “Queremos alertar a sociedade para o enorme risco que estamos correndo caso o Pacote do Veneno seja aprovado. Nossa proposta é a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNaRA), que é composta por uma série de medidas que restringem os agrotóxicos e podem nos livrar do posto de maior consumidor de venenos do mundo”.

A PNaRA foi construída há mais de dois anos, numa parceria entre a sociedade civil e o governo, no contexto da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica. Na época não pôde ser implementada pois foi vetada pelos ruralistas. Entre as medidas contidas na PNaRA, estão o fim das isenções fiscais para agrotóxicos, e a criação de zonas livres de agrotóxicos e transgênicos para incentivar a agroecologia no Brasil.

“O agronegócio, além de ser 100% dependente do uso de agrotóxicos, representa um grande entrave para o desenvolvimento da agroecologia e a produção de alimentos saudáveis. É preciso dar um basta nos ruralistas, e iniciar uma transição do modelo de produção agrícola em nosso país e para isso a Reforma Agrária se coloca na ordem do dia”, afirma Carla.

Projetos de Lei

As assinaturas recolhidas no site chegadeagrotoxicos.org.br irão servir como pressão para barrar o Projeto de Lei 6299/2002. Nele, há uma proposta de revogação da atual lei de agrotóxicos, e a criação de uma lei de “defensivos fitossanitários”, que acabaria inclusive com o nome “agrotóxico”. Desta forma, todo o perigo representado por estas substâncias ficaria oculto. Além disso, o texto abre brechas para aprovação de novas substâncias que provocam câncer, mutação genética e má-formação fetal.

Ao mesmo tempo, o conjunto de organizações que lançou a plataforma pretende apoiar a aprovação do Projeto de Lei 6670/2016, que institui a PNaRA. O projeto é uma iniciativa da sociedade civil, que propõe mais de 100 medidas para reduzir os agrotóxicos no Brasil.

A plataforma #ChegaDeAgrotóxicos é assinada pela Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, Greenpeace, Associação Brasileira de Saúde Coletiva, Associação Brasileira de Agroecologia, Articulação Nacional de Agroecologia, Aliança Pela Alimentação Saudável, Aliança de Controle do Tabagismo, Central Única dos Trabalhadores, Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, FIAN Brasil, Fiocruz, Fórum Brasileiro de Segurança e Soberania Alimentar, Idec, Slow Food e Via Campesina.

Acesse o site: http://www.chegadeagrotoxicos.org.br/

56 comentários

  1. Chega de veneno e drogas! Amor à vida e à evolução do homem por meios naturais e saudáveis! Chega de ganância e vamos cuidar da terra e animais com amor!!!!!

  2. Que todos se mobilizem, para que essa absurda seja abolida, pois muitas vidas inocente em sendo colocadas em risco, inclusive nossos solos, águas e meio ambiente como todo. #Chegar de envenenar nossos alimentos e o meio ambiente!

  3. Empenhar-nos na conscientização das pessoas sobre a quantidade de veneno que comemos e adoecemos é uma das formas de mudar esse cenário.
    Cada um no seu espaço de Vida (trabalho, família, redes Sociais)…,em pouco tempo, possibilitará gradativamente a reversão das estatísticas.
    Mas é Urgente!!!!!!
    Parabéns pela iniciativa!!!!!

  4. Parabéns pala iniciativa, há alguns anos vejo a agricultura de precisão destruindo nossa terra, nosso cerrado, grande berço do manancial de água potável sendo contaminado e destruído. Estamos sendo envenenados e com uma geração de crianças e jovens tendo seus corpos destruídos por câncer e outras doenças neurológicas e outras.

  5. Comecei diminuindo o uso dos alimentos com mais carga,cna internet há listas com os alimentos que estão contaminados, isto é , os que receberam mais pesticidas, venenos, que o agronegócio chama de “” defensivos agrícolas”””
    Desde o início da década de 90 , há estudos que comprovam que a agricultura orgânica, praticada por pequenos produtores seria capaz de alimentar o mundo. Isto passa tb pelo uso consciente dos alimentos, isto é, eliminar os desperdícios, alimentar o que o corpo precisa. Com tranquilidade e informações é possível transformar está situação.

  6. É um absurdo o que estão fazendo com nosso meio ambiente, a qualidade dos nossos alimentos, saúde do trabalhador e consumidores.
    Abaixo o desmonte do Brasil

  7. MUITAS EMPRESAS FABRICANTES DE PRODUTOS BIOLÓGICOS ESTÃO AGUARDANDO A ANOS A LIBERAÇÃO DE REGISTRO PARA A COMERCIALIZAÇÃO. O GOVERNO NÃO SE EMPENHA PARA A SOLUÇÃO. QUANTO MAIS CEDO LIBERAREM A COMERCIALIZAÇÃO DOS PRODUTOS BIOLÓGICOS MAIS RÁPIDO AS EMPRESAS FARÃO NOVOS INVESTIMENTOS TRAZENDO AINDA MAIS OPÇÕES PARA O MERCADO E COM MAIS EFICIÊNCIA.

    • Todos os produtos aguardam dec10 a 12 anos pela liberação do ministério da Agricultura e do ministério da saúde. É o trâmite legal para todos. É bom se inteirar para se pronunciar.

  8. Vocês pensam que o agricultor gosta de comprar e aplicar agrotóxicos, só aplica porque é o jeito. Parece que vocês acreditam que os vegetais, as frutas e os cereais brotam nas gôndolas dos supermercados, que não tem um trabalhador que acorda cedo para trabalhar duro, arriscando seu patrimônio em busca de seu sustento.

  9. RECEBEMOS DE DEUS, ESSE PLANETA,PARA ESTAGIARMOS AQUI POR UM TEMPO DETERMINADO.DIGO DETERMINADO,PORQUE NINGUÉM VIVE AQUI ETERNAMENTE.MAS ESTAMOS NOS ESQUECENDO DISTO.ESTAMOS VIVENDO QUERENDO SÓ LUCROS E VANTAGENS.TEMOS QUE TOMAR CONSCIÊNCIA DO QUE ESTAMOS FAZENDO PARA NOS,PARA O OUTRO,PARA O MEIO AMBIENTE.O QUE IREMOS DEIXAR PARA AS PRÓXIMAS GERAÇÕES? PENSEM NISTO…NÃO AOS AGROTÓXICOS E NÃO ÁS ATITUDES DE DESTRUIÇÃO.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.