Ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha apresentou projeto para sustar registro de 60 novos produtos feito pelo Ministério da Agricultura
Clique aqui para assinar a favor do projeto
Com o objetivo de suspender os registros de agrotóxicos feitos pelo Ministério da Agricultura este ano, o deputado federal e ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT-SP) apresentou o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 43/19. A Constituição Federal garante ao Congresso Nacional a prerrogativa de sustar atos do Executivo considerados abusivos à sociedade brasileira.
De acordo com dados da própria pasta da Agricultura, no período de 2015 a 2018 o número de registros autorizados cresceu na ordem de 220%. E com as liberações recentes, o país passou a contar com 2.123 agrotóxicos, se consolidando na liderança do ranking de um dos maiores consumidores de agrotóxicos do planeta.
“É uma agressão à vida e ao meio ambiente, fortemente motivada por interesses econômicos, que envolve indústrias transnacionais, e com a garantia do governo de despejar no Brasil produtos que não são utilizados nem em seus países de origem”, avalia Padilha.
Na época da publicação dos atos, entre janeiro e fevereiro, o Ministério da Agricultura reconheceu que “nos últimos anos medidas desburocratizantes foram adotadas no âmbito dos três órgãos federais envolvidos (Mapa, Ibama e Anvisa), que possibilitaram o aumento significativo nos números de agrotóxicos e afins registrados”.
“O Ministério da Agricultura e a Anvisa estão se portando como se o PL do Veneno estivesse em vigência no país, ou seja, excluindo qualquer avaliação da saúde e do meio ambiente na definição do registro de agrotóxicos”, aponta o deputado
O projeto será analisado agora pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois segue para o Plenário da Câmara. Para que o PDL seja votado, Padilha lembra da importância da pressão popular através da assinatura de petição pública no site da Câmara.
Completamente de acordo.
Barrem os projetos desse louco, senão ira nos matar a todos.
Totalmente contra agrotóxicos
Desde os anos 90 q os agrotoxcos estao invadindo o Brasil varios presidentes ja autorizaram na calada da noite doses altas demais para q a populaçao suporte essses venenos.
Temos q legislar para parar.
Obrigada, querido Alexandre Padilha, pela coragem em nos defender, nestes tempos tão difíceis!!! Você, realmente me representa!!!
Temos que acabar com esses bandidos que roubam agrotóxicos, e vendem por preço de banana, agricultores desonesto que compram e fazem o uso senado do em prou de enriquecimento, ganância….
CoCompletamente de acordo. Queremos comida saudável. Não ao excesso de agrotoxicos
O Brasil precisa de mais Agroecologia.
NÃO MAIS AGROTÓXICOS.
Chega de agressao ao solo. Ao meio ambiente. A vida animal. A vida humana. As fontes de águas. E a toda a agronomia. Precisamos de saúde. Não de câncer comprado da Monsanto. A planeta já está desesperado a muito tempo só não vê quem só ama o dinheiro . Fontes bibliográficas
A net.p.herbicid.h.r.hotem.r.impact.gliphosfato and. V 34.n°5 p.458- 479. 2015
Parabenizo o Deputado Alexandre Padilha por essa iniciativa em defesa da saúde da população brasileira.
Parabéns ao deputado
Oposição é isso,correr atrás do que é certo!
Obrigada Padilha!
Sou contra a liberação desses agrotóxicos!!!
Sou contra a autorização de MAIS agrotóxicos.
É um absurdo liberar agrotóxicos para proteger os amiguinhos.
Muito necessário esse projeto. No momento em que o mundo inteiro reduz a carga de agrotóxicos, o Brasil decide aumentar. Essa decisão equivocada poderá em pouco tempo até prejudicar nossas vendas de produtos agrícolas no estrangeiro, por que vai contra a tendência mundial.
Endereço direto para petição publica no site da camara e maneira de compartilhar ( facil ) em grupos relacionados no face book etc
É revoltante essa luta contra os agrotóxicos. Matando abelhas,borboletas,o ser humano aos poucos, poluindo, acabando com as defesas naturais…que mundo eu vivo? Vou comer o quê? O que vai ser da minha geração? Onde a maior parte come comida espacial,achando gostoso! Zumbis!!!!
Quero saúde, não agrotóxico.
Menos agrotóxicos. Mais saúde.
Temos que correr já que pelo jeito o recruta zero e o olavao-sem-enem e seu filhinho brucutudeluvas- estão lá com Tio Trump entregando o resto, as ASAS já foram. E pelo zurrar ???dos microneurônios reunidos em Blair House (Estábulo doado pelo Tony Blair, lembram?) Já devem estar “fechando ” quantos BRASILEIROS negros serão colocados à disposição da BOÇALIDADE consorciada ????pra garbosamente “visitarem ” CARACAS ?☠?. TALKEY? Infelizmente acho que cheguei perto nas intenções intestinais. Mas #NOPASARÁN
A favor da limitação de agrotóxicos.
Chega de agrotóxicos!
Agrotóxico mata seres vivos , meio ambiente e seres humanos.
Sou apicultor e sei do imenso impacto para nossos polinizadores.
Concordo totalmente! Precisamos de alimentos saudáveis para conquistarmos saúde. Chega de veneno!
Não aos venenos.
A saúde do povo acima do interesses econômicos dos grandes conglomerados do agronegócio.
Sou contra a liberacao de agrotoxico
Sou contra a liberacao de agrotoxico
Não aos venenos
Sou totalmente contra agrotoxicos.
Chega de matar o povo
Sou contra.
nao devia nunca liberar essa porcaria conheço produtor q nao aplica essas porcaria e pior q e adulterado esses veneno
Discordo, é um absurdo envenenar as pessoas e planeta. Precisamos buscar outras soluções para produzir alimentos.
Contra o agrotóxicos!! A favor da vida saudável!!