Vitória da mobilização popular!

Em meio a tantos enfrentamentos e perdas no contexto sanitário, ambiental, social, econômico e político, podemos comemorar um retrocesso a menos em relação aos agrotóxicos: depois de muita disputa e intensa mobilização popular, foi mantido o banimento do  ingrediente ativo Paraquate no Brasil para o dia 22 de setembro! Diante da possibilidade de ampliação do…

Brasil é 2º maior comprador de agrotóxicos proibidos na Europa, que importa alimentos produzidos com estes químicos

Prática traz lucro para multinacionais e transfere riscos de saúde para trabalhadores e meio ambiente brasileiros Dados inéditos revelam que o Brasil é o segundo maior comprador de agrotóxicos fabricados em solo europeu, mas proibidos para uso na União Europeia e Inglaterra. A prática já era conhecida, mas pela primeira vez se revela a importância…

[Live #18] Bioinsumos: os verdadeiros defensivos

Você sabe o que são bioinsumos e para que eles são utilizados? Para conversar sobre essas e outras questões, participam da nossa live nesta quarta-feira (09), a agricultora, Presidenta da Orgânicos Sul de Minas e membro da Rede Agroecológica da Mantiqueira, Letícia Osório, e o Presidente do Instituto Brasil Orgânico, Rogério Dias. A mediação será…

Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida denuncia impactos dos agrotóxicos produzidos pela Bayer e Basf no Brasil

Na manhã deste sábado (05), durante a conferência anual de Acionistas Críticos da Bayer e Basf na Alemanha, Fran Paula e Alan Tygel contextualizaram a luta travada há nove anos pelas centenas de organizações e movimentos sociais articulados na Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida, no combate aos agrotóxicos e na afirmação da…

A privatização da água faz mal ao Brasil

Por Dalila Calisto*Da Página do MST A água está no centro da disputa mundial do capitalismo, e o seu território de atuação é o Brasil, onde existem as principais reservas potáveis de água do mundo, estruturas de produção e serviços públicos sendo operados de maneira estatal. Na crise econômica, o capital prioriza as regiões que…

O Agronegócio é o mal, e não “pop”

Por Zé Luís CostaDa Página do MST A expansão da nova fronteira agrícola no sul com o estado do Maranhão se inicia logo nos fins dos anos de 1970, principalmente quando da instalação da Ferrovia do Grande Projeto Carajás. Coincidentemente, gira em torno da lei de terras, do anos de 1960, conhecida por Lei de…

Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida