Nota de Repúdio à Bancada Ruralista e ao Dep. Valdir Colatto

Pelos milhares que ontem foram e amanhã serão
Mortos pelo grão-negócio de vocês
Pelos milhares dessas vítimas de câncer
De fome e sede, e fogo e bala, e de AVCs

(Chico César e Carlos Rennó, Reis do Agronegócio)

A Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida é uma articulação que congrega mais de 100 organizações em todo o Brasil e atua na denúncia dos danos causados pelos agrotóxicos na sociedade, e na construção da agroecologia como forma de produção agrícola limpa e saudável, para quem produz e quem consome.

No dia 03 de dezembro de 2015 – Dia Mundial de Luta Contra os Agrotóxicos, fomos convidados pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados a participar de uma audiência pública. Por ainda acreditar na democracia e no parlamento com um de seus símbolos maiores, enviamos um representante para expor a visão da Campanha sobre o tema dos agrotóxicos.

Após participar da audiência, recebemos com surpresa uma intimação em nome do Dep. Valdir Colatto (PMDB-SC), alegando que Campanha teria promovido “discurso político” e “ofensa despropositada” ao parlamentar. O que dissemos na ocasião o povo já está cansado de saber: a Bancada Ruralista atua em seus próprios interesses e das empresas que apoiam suas campanhas eleitorais.

Não há outra razão senão esta, para uma defesa tão ferrenha do uso de agrotóxicos no país, e um ataque incessante ao meio ambiente, aos povos e comunidades tradicionais e à agricultura familiar camponesa. E é esta promiscuidade entre interesses privados e públicos que nos mantém como campeões mundiais dos agrotóxicos. Neste cenário, perseguir e criminalizar quem luta pela vida é a contrapartida exigida por quem lucra com a morte.

A frágil ação, derrotada em primeira e segunda instância por unanimidade, visa obviamente intimidar um movimento nacional que reúne milhares de pessoas que cansaram de ver interesses econômicos se sobrepondo à saúde da população.

Este atentado à liberdade de expressão, ao contrário de nos calar, anima mais ainda nossa luta permanente pela vida.

Nem um passo atrás, seguimos firmes.

Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida



'Nota de Repúdio à Bancada Ruralista e ao Dep. Valdir Colatto' have 3 comments

  1. 9 de outubro de 2017 @ 18:30 Adriana Prestes

    Chega de continuarem contaminando nosso país!

    Responder

  2. 9 de outubro de 2017 @ 19:03 Valdir

    Vamos seguir firmes na luta por um planeta saudável, no qual seja possível produzir alimentos que os seres humanos possam consumir sem o risco de doenças provocadas gravíssimas provocadas pelos agrotóxicos. Por mais saúde, vamos banir os agrotóxicos!

    Responder

  3. 9 de outubro de 2017 @ 21:01 Nota de Repúdio à Bancada Ruralista e ao Dep. Valdir Colatto – Campanha Permanente Contra os Contra os Agrotóxicos e Pela Vida

    […] Nota de Repúdio à Bancada Ruralista e ao Dep. Valdir Colatto […]

    Responder


Quer compartilhar suas ideias?

Seu endereço de email não será publicado.

Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida