Agricultores denunciam usina de cana-de-açúcar por “chuva de veneno” em Martinópolis/SP

Por MST Pontal e Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida.

Os agrotóxicos pulverizados pela usina Atena estão matando abelhas, peixes e causando sintomas de contaminação humana. Reprodução MST/Pontal.

Agricultores e agricultoras familiares do Assentamento Chico Castro Alves, em Martinópolis/SP, denunciaram nas redes sociais graves casos de contaminação ambiental e humana provocados por uma “chuva de veneno”. 

Os agrotóxicos pulverizados pela usina Atena na monocultura de cana-de-açúcar estão matando abelhas, peixes e causando sintomas de contaminação humana. Conforme relatam as famílias, muitos chegam a se esconder dentro de suas residências na tentativa de se protegerem.

Reprodução MST/Pontal.

No Pontal do Paranapanema a monocultura da cana-de-açúcar ocupa cerca de 400 mil hectares de terras, inclusive em terras públicas devolutas. A prática de pulverização aérea de agrotóxicos se estende para todos os municípios onde há cultivo de cana causando devastação ambiental e contaminação humana.

As famílias estão buscando apoio de pesquisadores(as) e advogados(as) populares para que as denúncias cheguem até o Ministério Público Estadual.

Contra os Agrotóxicos e por Soberania Alimentar: Reforma Agrária Já!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *