Agronegócio e pandemia no Brasil : Abrasco e IPEN lançarão relatório inédito

Por Hara Flaeschen
Da Abrasco

Acontece nesta quinta-feira (27/5) o lançamento do relatório “Agronegócio e pandemia no Brasil: uma sindemia está agravando a pandemia de Covid-19?, produzido pelo GT Saúde e Ambiente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), e apoiado pela International Pollutants Elimination Network (IPEN). O documento traz dados sobre a relação entre o agronegócio e as condições de vida e saúde da população brasileira, seriamente afetada pela pandemia de Covid-19.

Os pesquisadores afirmam que há uma conexão entre o modelo de produção agrícola do país e a letalidade do coronavírus. Isto é porque o “agronegócio não só aumenta o risco de emergências de vírus zoonóticos, mas também aumenta a exposição a agrotóxicos que, em conjunto com condições como a má nutrição, aumenta a vulnerabilidade aos danos à saúde”. Eles também concluem que, para garantir a vida, é necessário redirecionar os sistemas agrícolas e alimentares para uma perspectiva agroecológica.

Para Fernando Bejarano, coordenador do escritório da IPEN na América Latina e Caribe, o relatório da Abrasco é uma “contribuição valiosa para melhor compreender as conexões da lógica destrutiva do agronegócio com as más políticas governamentais, especialmente com a desregulamentação dos agrotóxicos”. Bejarano pontuou que o documento tem evidências sólidas, e uma abordagem metodológica que pode inspirar outros países da região. “É um apelo urgente e bem fundamentado para uma mudança de rumo nas políticas vigentes no Brasil em matéria de saúde, agricultura e meio ambiente”, concluiu.

A fim de apresentar o parecer técnico, o evento virtual Agronegócio e pandemia reunirá Karen Friedrich, uma das pesquisadoras à frente da produção do documento e integrante do GT Saúde e Ambiente/Abrasco e da Fiocruz, Alan Tygel, ativista da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, Fernando Bejarano e Gulnar Azevedo e Silva, presidente da Abrasco. Lia Giraldo, também do GT Saúde e Ambiente/Abrasco, coordenará a sessão. Terá tradução simultânea para o espanhol. Clique para se inscrever, no Youtube/TV Abrasco:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *