Agronegócio na origem da pandemia e Agroecologia na luta pela saúde

Por Comunicação da Abrasco

Nas últimas décadas, 70% das novas doenças infecciosas são zoonoses – como o HIV/Aids, Ebola, Zika e a Covid-19. É uma consequência direta da destruição de habitats e ecossistemas, e da maneira como a humanidade passou a explorar o planeta, nos últimos séculos.

“Somos deuses caminhando sobre a terra da qual dependemos e estamos destruindo. O capitalismo gosta muito de enaltecer a engenhosidade da humanidade. Mas o Elon Musk nos levando a Marte não tem nada a ver com salvar a humanidade, é sobre o fim da humanidade”, afirmou o epidemiologista norte-americano Rob Wallace, em recente entrevista à Agência Pública. O pesquisador é crítico ao sistema produtivo capitalista, e faz associações constantes entre o agronegócio, o desmatamento e epidemias, como a do coronavírus. Ele participará, na próxima terça-feira (18/05), da Ágora Abrasco.

O painel A origem da Pandemia pela Covid-19 – relações com o agronegócio e o papel da Agroecologia na luta pela vida e saúde será transmitido pela TV Abrasco, e, além de Rob Wallace, contará com a presença de Maria Emília Pacheco (Articulação Nacional de Agroecologia), João Pedro Stedile (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e João Arriscado (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra). Gulnar Azevedo, presidente da Abrasco, e Fernando Carneiro, do GT Saúde e Ambiente, coordenarão o debate.

Além de escrever a obra Pandemia e Agronegócio (Editora Elefante), que será um dos eixos de sua fala na Ágora, Wallace é coautor do livro Dead Epidemiologists: On the Origins of Covid-19. Para a Agência Pública, ele afirmou que é necessário tomar medidas urgentes para conter o coronavírus – vacinar amplamente a população – mas também é preciso refletir sobre as causas do surgimento desta e outras zoonoses: “Temos que debater ainda a causa da causa da causa, que é como o desmatamento está sendo impulsionado e por quais motivos”.

O pesquisador citou, ainda, a negligência de alguns países no enfrentamento da pandemia da Covid-19. “É importante analisar a complexidade do contexto geral para perceber que, ainda assim, o Brasil é único, por ter como presidente um incompetente e fascista que vê o genocídio como parte de seu programa de governo. A filosofia política genocida já ocorria muito antes do surgimento da Covid-19, portanto, de certa forma, não nos surpreendemos com ela. Mesmo assim é horrível, por que do que vale um governo que não consegue proteger sua população?”, concluiu.

Leia a entrevista de Rob Wallace à Agência Pública na íntegra: Rob Wallace: Agronegócio “é a junção perfeita de circunstâncias” para surgimento de novas epidemias

O livro Pandemia e Agronegócio – Doenças infecciosas, capitalismo e ciência está disponível na Abrasco Livros, com desconto para Associadas e Associados Abrasco.

O painel da Ágora Abrasco será transmitido pela TV Abrasco no Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *