Campanha Contra os Agrotóxicos lança podcast “o negócio tóxico do agro”

Por Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida

A Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida lança nesta segunda, 27 de fevereiro, o primeiro episódio do podcast “O Negócio Tóxico do Agro”

A Campanha Contra os Agrotóxicos vai produzir seis episódios que abordam as várias faces do agronegócio no território brasileiro, expondo e denunciando os impactos da utilização de agrotóxicos para a saúde humana e o meio ambiente, em especial para as comunidades tradicionais e para os trabalhadores rurais. 

O primeiro episódio narra o caso emblemático de uma comunidade tradicional do Parque do Mirador, uma unidade estadual de conservação que fica localizada ao sul do Maranhão e que teve sua terra e seu rio contaminados pelo uso de agrotóxicos. 

O caso revela uma realidade cada vez mais comum no Brasil: o uso de agrotóxicos como arma química para expulsão de povos e comunidades tradicionais de suas terras. A situação é provocada principalmente pela atuação da bancada ruralista no Congresso Nacional, que atua constantemente para flexibilizar ainda mais as normas e registros de veneno no país. 

O material apresenta dados alarmantes sobre intoxicação humana e de alimentos, percentuais que ultrapassam até 5 mil vezes os indicadores permitidos na União Europeia, por exemplo. Além disso, aponta como a mercantilização da produção se sobrepõe à vida, à proteção aos recursos naturais e à alimentação saudável. 

O episódio de lançamento conta com a participação do pesquisador e doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), Allan Campos, da professora e doutora em Geografia Humana pela USP, Larissa Bombardi, o deputado federal Nilto Tatto (PT-SP) e a Maria Kazé, que é membro da coordenação nacional do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida. 

Ao longo do podcast temas como agroecologia, resistência popular, assistência jurídica e direito reprodutivo serão discutidos. Os episódios serão disponibilizados semanalmente nas plataformas digitais Spotify e Deezer, dentre outras. 

Os áudios dos moradores das comunidades ribeirinhas do Parque do Mirador foram coletados pela jornalista Mariana Castro para o Brasil de Fato. Leia a reportagem completa em: https://www.brasildefato.com.br/2022/04/25/bdf-visita-comunidades-onde-familias-adoecem-sob-suspeita-de-contaminacao-por-agrotoxicos-no-ma

Organização

O podcast “O Negócio Tóxico do Agro” é uma realização da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida e faz parte da Chamada Pública para Projetos da Sociedade Civil de Comunicação Popular e Comunitária em Saúde da Fiocruz Brasília.

Apresentação: André Gouveia e Roberta Quintino.

Edição: Thomas de Freitas.

Um comentário

  1. Precisamos fazer um amplo movimento contra a política do veneno e da morte só assim conseguiremos dar força para o governo Lula vetar ou até mesmo retirar esse projeto da morte e criar uma legislação que acabe com os agrotóxicos em defesa da saúde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *