Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida participa da 13º edição do Abrascão

Entre 21 e 24 de novembro, acontece a 13º edição do Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva – Abrascão 2022, na cidade de Salvador, Bahia. Com o tema central “Saúde é democracia: diversidade, equidade e justiça social”, os participantes vão discutir questões relevantes para a garantia da saúde coletiva, que perpassa pela consolidação de um sistema de saúde universal, integral e gratuito, bem como, pela “transição em direção a sociedades mais justas, sustentáveis e saudáveis”.

A Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, em conjunto com o Armazém do Campo, estará presente no evento com o Café Ana Primavesi – Em defesa do SUS e da agroecologia, com exposição permanente de materiais produzidos pelos movimentos sobre a luta em defesa de uma agricultura saudável, além de produtos da reforma agrária.

Nos dias 21 e 22, a Campanha realizará duas importantes atividades. Na segunda-feira, às 15h, a roda de conversa sobre “Vigilância popular em saúde: construção de territórios saudáveis, agroecológicos e de resistência”, o objetivo é debater a realidade de vida, trabalho e luta no campo, bem como, destacar o papel dos movimentos sociais como instrumento para a promoção da saúde nos territórios.

A segunda roda de conversa, acontecerá na terça-feira, às 15h, e terá como proposta orientar profissionais, gestores e usuários do SUS, sobre a devida notificação de intoxicação por agrotóxicos e os procedimentos necessários para a efetivação de denúncias, a fim da reparação dos direitos humanos violados.

A participação no Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva reforça o compromisso das organizações que compõem a Campanha na luta pelo direito à saúde e a resistência à difusão dos agrotóxicos no país, princípios que marcam a nossa história.

Ana Primavesi

A engenheira agrônoma, Ana Maria Primavesi, faleceu, aos 99 anos, em janeiro de 2020. Pioneira nos estudos sobre agroecologia no Brasil, Primavesi dedicou a vida à organização e sistematização do debate agroecológico dentro das comunidades rurais, nos espaços acadêmicos e assentamentos e acampamentos de Reforma Agrária.  Saiba mais: https://anamariaprimavesi.com.br/

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *