Campanha realiza curso de formação “Agrotóxicos, Saúde e Agroecologia” em Mato Grosso do Sul

Por Roberta Quintino l Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida.

Foto: André Gouveia.

Na segunda (17) deu início o Curso de Formação “Agrotóxicos, Saúde e Agroecologia” em Mato Grosso do Sul. A atividade, que tem como objetivo promover um debate abrangente sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde humana e no meio ambiente, conta com a participação de 50 pessoas, entre moradores da região e representante de movimentos sociais.

A abertura do curso foi marcada pela apresentação do ritual tradicional indígena Toré, um momento de conexão com a cultura local que reforça a importância da preservação do conhecimento tradicional e da valorização das práticas sustentáveis.

O primeiro dia de atividades contou com uma análise de conjuntura política nacional, com a apresentação da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e suas diretrizes de atuação, além da discussão da cartografia social, ferramenta de denúncia, anúncio, reivindicação e compreensão sobre a temática dos agrotóxicos.

O Curso de Formação acontece até o dia 22 de julho, abordando temas relevantes como a relação entre a saúde e o uso de agrotóxicos, a importância da agroecologia como alternativa sustentável, o papel da comunicação popular, bem como a realização de uma oficina de vigilância popular em saúde.

A atividade é uma iniciativa da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida e a Fiocruz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *