Comunidade universitária consome produtos agroecológicos em barraca na Ufes

 A barraca com produtos agroecológicos deve continuar todas as quintas-feiras. Foi inaugurada neste mês, uma barraca com produtos agroecológicos, ao lado do prédio do IC 2, no campus de Goiabeiras, em Vitória. A barraca com produtos agroecológicos deve continuar todas as quintas-feiras.

O projeto de extensão, organizado pelo Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Agroecologia (NEPEA) e o Comitê Estadual da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, pretendem trazer à universidade a questão sobre os impactos do uso de agrotóxicos e a importância do consumo de alimentos agroecológicos.
Segundo o estudante do curso de Geografia da Ufes e membro do NEPEA, Magno Almeida, a atividade tem o objetivo de trazer o debate da importância da agricultura familiar, no ambito acadêmico. “Os moradores da cidade conhecem pouco os malefícios do consumo de alimentos com veneno. A proposta da barraca na universidade incentiva o processo de formação entre o campo e a cidade, explicou Magno.

O estudante destacou ainda que esse é um projeto piloto realizado no seu segundo ano consecutivo. “No ano passado, os produtos agroecológicos tiveram uma boa aceitação da comunidade acadêmica. A proposta é de que seja criado um espaço fixo na Ufes, mas até o momento não temos nada garantido”, afirmou.

Os produtos agroecológicos comercializados na barraca são provenientes de camponeses vinculados ao Movimento de Pequenos Agricultores (MPA), da região de Domingo Martins. A barraca com produtos agroecológicos deve continuar todas as quintas-feiras na Ufes, de 9 às 15 horas, até meados de dezembro.

A atividade também conta com o apoio do Coletivo Casa Verde, Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e o Observatório dos Conflitos no Campo da Ufes (Occa).

Espaço de promoção da agroecologia. De acordo com o professor do curso de Ciências Sociais da Ufes e membro da coordenação do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Agroecologia (NEPEA), André Michelato, durante a exposição dos produtos agroecológicos serão desenvolvidas diversas atividades informativas e de formação.

“Estão sendo distribuídos panfletos, folders e jornais sobre o consumo de alimentos saudáveis e o uso de agrotóxicos na alimentação humana”, disse André. Além disso, até o mês de dezembro, serão realizadas exposições de vídeos e fotos sobre a agricultura familiar. Estão previstos ainda debates e palestras sobre a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos.

Avaliação. A comunidade universitária se mostrou satisfeita com a iniciativa da barraca com produtos agroecológicos na Ufes. “Esta é uma ótima ação e defendo a manutenção permanente da barraca. Gosto de saber da procedência dos alimentos e no supermercado não é garantido o acesso a essa informação, disse o professor aposentado Carlos Antônio Maceo, que levou verduras para casa.

Veja as fotos da barraca agroecológica na Ufes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *