Documentário sobre agroecologia mostra estratégia de solidariedade em rede durante a pandemia

Do site da Articulação Nacional de Agroecologia

O Canal Saúde lançou na última segunda-feira (30) mais um episódio do Curta Agroecologia – uma série de vídeos especiais que trazem experiências sustentáveis e de promoção da saúde. Nesta edição, o documentário “Solidariedade – respostas da agricultura familiar à pandemia” mostra estratégias construídas em rede em diversas regiões do país, que deram alternativas rápidas à crise de abastecimento e situação de insegurança alimentar durante o distanciamento social, medida para evitar a propagação do coronavírus.

O documentário revela uma das faces do cenário da pandemia no Brasil. De um lado, famílias agricultoras com estoque perecível de alimentos e com dificuldade de comercialização por conta do fechamento do comércio e limitações das feiras e transportes rurais. Do outro lado, famílias em situação de vulnerabilidade social agravada por causa do aprofundamento da crise. Foi aí que o Programa Ecoforte possibilitou a aquisição dos produtos regionais e a doação simultânea, garantindo a corrente de solidariedade com promoção de segurança alimentar para as famílias que precisavam e geração de renda para os trabalhadores e trabalhadoras rurais que necessitavam escoar suas mercadorias.

Essa resposta rápida de articulação e organização dos arranjos produtivos só foi possível graças à valorização das redes agroecológicas já existentes nos territórios, característica muito importante deste programa que foi construído com a participação da sociedade civil organizada.

O documentário mostra experiências e depoimentos de famílias agricultoras, lideranças do campo, técnicos/as de organizações, cidadãos/ãs beneficiados/as, além do representante da Fundação Banco do Brasil (FBB) que, ao lado do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), financiou a ação, e da representante da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), que é parceira do Ecoforte desde a concepção em 2013 até hoje.

Imagem de reprodução do Curta Agroecologia “Solidariedade – respostas da agricultura familiar à pandemia”

Além do lançamento com veiculação inédita (30.11, às 11h30) o documentário poderá ser assistido no Canal Saúde, da FioCruz, nos dias e horários alternativos:
30.11, segunda-feira, às 21h;
02.12, quarta-feira, às 11h30 e às 21h;
04.12, sexta-feira, às 11h30 e às 21h;
05.12, sábado, às 09h;
06.12, domingo, às 08h30.

Mais informações sobre como sintonizar em tv aberta e outras plataformas do Canal Saúde, acesse o site https://www.canalsaude.fiocruz.br/canal/comoAssistir

Clique para acessar o Curta Agroecologia no site do Canal Saúde.

O documentário também estará disponível no canal da ANA no Youtube

A série Curta Agroecologia, realizada em parceria com a ANA, é uma das programações mais premiadas do Canal Saúde. Os documentários divulgam experiências em agroecologia e agricultura familiar desenvolvidas em territórios rurais. Da mesma série, o documentário “Sempre Viva” recebeu um dos prêmios do público no “Cinecipó 2017 e o documentário “Gerais” foi premiado no “Filmambiente 2015” e no “Ecocine 2016″. Já o programa sobre a “Chapada do Apodi – Morte e Vida” alcançou o prêmio internacional “Videomed-Espanha 2014”.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *