Embrapa cria Observatório do Leite Orgânico no Brasil

Projeto irá mapear setor e reunir em uma única plataforma dados e informações sistematizadas sobre a cadeia produtiva

Redação Globo Rural

Com o objetivo de mapear e caracterizar os sistemas de produção de leite orgânico no país, a Embrapa aprovou neste mês o projeto que viabiliza o “Observatório do Leite Orgânico”.

Segundo a empresa, isso permitirá reunir informações sobre o modelo de produção, que ganha cada vez mais adeptos no setor produtivo, e criar uma plataforma unificada.

“A ausência de dados a respeito da produção orgânica nos diversos elos da cadeia é o principal gargalo para o crescimento do setor no país”, diz Fábio Homero Diniz, analista da Embrapa Gado de Leite.

Será realizada uma ampla caracterização e monitoramento territorial das fazendas de leite orgânico enquanto se coletam dados sobre o tamanho do rebanho, produtividade, ambiente e avaliação de eficiência dos sistemas.

A plataforma conterá dados sobre fornecedores de insumos como grãos, sementes orgânicas e medicamentos, além de fazer a intermediação entre os elos da cadeia produtiva, com informações sobre canais de distribuição e circuitos de comercialização.

A ideia para o observatório surgiu em 2019, mas uma pesquisa sobre o tema só ocorreu em 2020, quando estudo prospectivo sobre a pecuária leiteira orgânica nacional indicou uma prévia da lacuna que a plataforma poderia cobrir. Foram identificadas 96 unidades de produção orgânica e um questionário foi enviado aos produtores.

Para 72% dos que responderam, a atividade leiteira orgânica é a principal fonte de renda, enquanto 34% realizam outras atividades. Entre os pontos destacados, está o pouco conhecimento em manejo orgânico, a falta de consultoria técnica especializada e a necessidade de reduzir a burocracia do processo de certificação.https://f58827aa724d3b8be914cc5a2f70c34d.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

Outros desafios apontados pelos produtores foram a dificuldade da comercialização da produção, assim como a escassez e o alto preço dos insumos. Segundo a Embrapa, embora o leite orgânico represente um percentual muito pequeno do total produzido no Brasil, o país tem condições técnicas e ambientais para aumentar a oferta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *