Fórum do Vale do Jequitinhonha cria Comitê Regional da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida

Por Gabriel Dayer
Cáritas Diocesana do Baixo Jequitinhonha  

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Virgem da Lapa acolheu, nos dias 19 e 20 de junho 2012, o Fórum de Convivência com o Semiárido do Vale do Jequitinhonha.  O Fórum do Vale é um importante espaço de participação cidadã, formação política e articulação da sociedade civil que, desde 1990, contribui no controle social das políticas públicas e na luta por direitos humanos no Vale do Jequitinhonha, MG.  

A Campanha Permanente contra o uso de Agrotóxicos e pela Vida foi um dos assuntos  debatidos no encontro em Vigem da Lapa, que contou com a participação de representantes organizações do Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha. Os diálogos apontaram que a luta contra os agrotóxicos e a defesa da Agroecologia estão presentes na caminhada das lutas sociais do Vale e a importância da Campanha para unificar as iniciativas e possibilitar a interação com trabalhadores/as de outros setores da sociedade, como os/as da Saúde e da Educação.  

Os agrotóxicos e os transgênicos estão associados ao projeto do capital para o Campo brasileiro, que se beneficia do comércio de insumos químicos e do consumo de alimentos envenenados pela população. O modelo do agronegócio ainda explora o trabalhador e a trabalhadora, concentra poder, terra e renda, e traz danos ecológicos irreversíveis. Diante disso, torna-se fundamental pautar a agricultura camponesa e agroecológica como contraponto ao agronegócio e fortalecer outras reivindicações populares como Reforma Agrária, Educação Contextualizada, Economia Popular Solidária e a Assistência Técnica.  

As organizações participantes do Fórum do Vale apoiaram a criação do Comitê Regional Jequitinhonha da Campanha Permanente contra o uso de Agrotóxicos e pela Vida, que se reunirá periodicamente e buscará estratégias de atuação em rede. A primeira reunião do comitê será no dia 10 de julho de 2012 na cidade de Araçuaí.  

Atualmente compõem o Comitê Regional – Jequitinhonha as seguintes organizações: Cáritas Diocesana do Baixo Jequitinhonha, Cáritas Diocesana de Araçuaí, Grupo Aranã de Agroecologia, Visão Mundial, Núcleo de Agroecologia e Campesinato – NAC/UFVJM, Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica – CAV, Associação de Moradores e Amigos de Itinga – AMAI, Pastoral do Migrante, Associação Regional Mucuri de Cooperação dos Pequenos Agricultores – ARMICOPA, Sindicatos dos/as Trabalhadores/as Rurais de Santo Antônio do Jacinto, Jordânia, Virgem da Lapa, Francisco Badaró e Itinga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *