Honduras: Supremo Tribunal usa o artigo 19 da UNDROP sobre o direito às sementes para declarar a inconstitucionalidade da Lei Monsanto

Por Karine Pescard, Defending Peasants Rights – Publicado em 7 de fevereiro de 2023.

Reprodução Defending Peasants Rights.

Em novembro de 2021, a Suprema Corte de Honduras declarou por unanimidade a inconstitucionalidade da Lei de Proteção de Variedades Vegetais (Decreto nº 21-2012), considerando que violava a Constituição, vários tratados internacionais ratificados por Honduras, bem como regulamentos internacionais relacionados à proteção do direito à nutrição adequada. Esta decisão é uma das primeiras a fazer referência explícita à Declaração das Nações Unidas sobre os direitos dos camponeses e outras pessoas que trabalham em áreas rurais.

Conhecida como a Lei Monsanto, o Decreto nº 21-2012 foi aprovado pelo Congresso em 2012. Modelada na Lei de 1991 da União Internacional para a Proteção de Obtenções Vegetais (UPOV), esta lei tornou ilegal manter, doar ou trocar sementes de variedades de plantas protegidas por direitos de melhoramento. Honduras não é membro da UPOV e não tem obrigação de aderir à Lei de 1991.

Em 2016, a Associação Nacional para o Fomento da Agricultura Orgânica (ANAFAE) entrou com uma primeira ação judicial contra o decreto, sem sucesso. Sem se deixar abalar, a ANAFAE moveu outra ação judicial em 2018, com organizações camponesas e de agricultores independentes, que resultou no Supremo Tribunal derrubando a lei em sua totalidade (Ação de Inconstitucionalidade EXP SCO-0877/2018).

A Corte acolheu os cinco argumentos apresentados pelos demandantes em sua demanda, a saber, que o Decreto nº 21-2012 (1) representava um atentado contra a soberania e o direito à autodeterminação do país, ao conceder direitos de obtentor sobre sementes nativas e variedades vegetais para uso comercial, em detrimento do livre uso das riquezas e recursos naturais; (2) violou os princípios constitucionais da vida, da dignidade humana e do direito a um padrão de vida adequado; (3) pressupunha um ataque aos direitos humanos à nutrição e saúde; (4) contradisse a obrigação do Estado de preservar o meio ambiente para proteger a saúde de sua população; e (5) violou o dever constitucional e internacional do Estado de proteger as culturas indígenas e os direitos dos camponeses.

A sentença reconhece que o conhecimento tradicional dos camponeses é essencial para a preservação da diversidade biológica e para a segurança alimentar global, e que o Decreto violou o disposto nos artigos 19 e 20 da UNDROP sobre o direito às sementes e à diversidade biológica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *