Impacto dos agrotóxicos na vida das mulheres é tema do terceiro episódio do podcast “O Negócio Tóxico do Agro”

Por Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida.

Lançado nesta segunda (27), o terceiro episódio do podcast “O Negócio Tóxico do Agro” debate os impactos dos agrotóxicos na vida das mulheres. Esta edição conta com a participação da pesquisadora do Núcleo Tramas – Trabalho, ambiente e saúde e professora da faculdade de medicina da Universidade federal do Ceará, Raquel Rigotto e pela coordenação do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), Noemi Krefta.

As entrevistas apontam como o modelo de produção agrícola, cada vez mais dependente do uso de agrotóxicos, afetam o sistema reprodutivo das mulheres, potencializando os casos de câncer, puberdade precoce, má-formação congênita e abortamentos.

De acordo com uma pesquisa do Programa Mulheres, Saúde e Qualidade de vida em Barcelona, as mulheres tem maior potencial acumulador de agrotóxicos devido ao teor de células adiposas. O estudo explica que o corpo da mulher, principalmente a região dos seios, atua como um bioacumulador químico e sofre consequências como alterações na saúde reprodutiva e aumento da probabilidade de desenvolver câncer de mama. E quanto mais jovem a mulher for exposta aos produtos químicos, maior a chance do desenvolvimento de cânceres. Durante a puberdade, o tecido das mamas está mudando rapidamente e isso impacta o desenvolvimento do órgão de forma que pode resultar em tumores no futuro.

No episódio, a pesquisadora Raquel Rigotto destaca que a única forma de proteção contra os venenos “é realmente a luta para que os territórios sejam livres do agronegócio, com seus agrotóxicos e seus transgênicos”. Para ela, é preciso pressionar o governo para que o agronegócio não se expanda sobre os espaços de vida dos povos do campo, das florestas e das águas.

Para Noemi Krefta, além de proibir o uso de veneno, é urgente apontar alternativas ao modelo de produção, que possibilitem o alimento saudável, o cuidado à biodiversidade e a proteção às populações, em especial, as mulheres que são amplamente impactadas.

Os episódios estão disponibilizados nas plataformas digitais Spotify, Deezer, Google Podcast e YouTube.

Organização

O podcast “O Negócio Tóxico do Agro” é uma realização da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida e faz parte da Chamada Pública para Projetos da Sociedade Civil de comunicação Popular e Comunitária em Saúde da Fiocruz Brasília.

Apresentação: André Gouveia e Roberta Quintino.

Edição: Thomas de Freitas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *