Instituto Nacional do Câncer declara participação na Campanha Contra os Agrotóxicos

IMG 0812
O Instituto Nacional do Câncer realiza nos dias 7 e 8 de novembro de 2012 o Seminário Agrotóxicos e Câncer. A mesa de abertura contou com representantes da Campanha Contra os Agrotóxicos, ANVISA, Ministério da Saúde, INCA e Fiocruz. Os palestrantes ressaltaram a importância de uma instituição como o INCA reconhecer a relação entre agrotóxicos e câncer e ingressar na Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida.

Na mesa da manhã, a pesquisadora Ubirani Otero, do INCA, apresentou um panorama do câncer no Brasil, mostrando diversas pesquisas associando agrotóxicos e câncer na população rural. Segundo ela, trabalhadores da soja têm alta probabilidade de desenvolver 8 tipos diferentes de câncer. “O uso de agrotóxicos já está relacionado ao câncer, e atinge não só aos trabalhadores rurais, mas também a todos nós que comemos alimentos carregados de venenos.”. Em seguinda, Andreia Maria Andrade, da ANVISA, detalhou a forma como a agência trabalha com os estudos e avaliação toxicológica de carcinogenicidade e mutagenicidade.

À tarde, duas mesas compuseram o primeiro dia do seminário. A primeira delas teve participação das professoras Raquel Rigotto, da UFCE, e Neice Muller Xavier Faria, da UFPel. Em seguida, foi abordada a questão do consumo. Miriam Langenbach apresentou a Rede Ecológica como uma via para que consumidores organizados possam comprar diretamente dos produtores agroecológicos.

A expectativa para o segundo dia de ativdades são as declarações oficiais a serem emitidas pelo INCA a respeito da relação entre câncer e agrotóxicos. O evento está sendo transmitido ao vivo no endereço http://webconf2.rnp.br/RUTEINCA (fazer login como convidado).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *