O negócio tóxico do agro: segundo episódio debate impactos da pulverização aérea

Por Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida

Está no ar o segundo episódio do podcast “O negócio tóxico do agro”, que tem como foco denunciar os impactos do agronegócio e dos agrotóxicos no território brasileiro, na saúde da população e na produção de alimentos, além de anunciar a agroecologia como caminho para a proteção das comunidades e uma alimentação sem veneno.

O episódio do podcast traz à tona o debate da pulverização aérea e seus efeitos perversos nas comunidades quilombolas, indígenas, em escolas, nas águas, nos corpos e alimentos e outros campos. E conta com a participação da engenheira agrônoma da Fase, Fran Paula, e a pesquisadora do Núcleo de Estudos Ambientais e Saúde do Trabalhador e do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Mato Grosso, Márcia Montanari.

Em entrevista, Fran Paula afirma que a pulverização aérea é uma técnica agrícola de baixa eficiência agronômica mas que é utilizada em todo o Brasil, representando “um grande risco pra saúde das pessoas que moram próximos a áreas onde ocorre essa pulverização”. Para ela, essa técnica traz impactos irreparáveis para o ambiente e a saúde humana.

O podcast narra ainda a história de luta do agricultor Zé Maria do Tomé, vítima de uma emboscada, em 21 de abril de 2010, por enfrentar a atuação do agronegócio em Limoeiro do norte, no Ceará.

A reação do agronegócio à luta de Zé Maria do Tomé foi violenta, tirou a sua vida, mas deixou um legado de resistência. A morte do líder camponês fomentou a criação de projetos educativos e a aprovação da lei que proíbe a pulverização aérea de veneno em todo o estado do Ceará. A legislação foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa, e tornou o Ceará o primeiro estado brasileiro a proibir o despejo de agrotóxicos por aviões.

Ao longo do podcast temas como agroecologia, assistência jurídica e resistência popular, serão abordados. Para ouvir o segundo episódio do podcast “O negócio tóxico do agro”, acesse as plataformas digitais Spotify, Deezer e Google Podcast.

Organização

O podcast “O Negócio Tóxico do Agro” é uma realização da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida e tem apoio da OPAS e da Fiocruz, por meio de sua unidade em Brasília, do Canal Saúde e da Coordenação de Cooperação Social.

Apresentação: André Gouveia e Roberta Quintino.

Edição: Thomas de Freitas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *