Pesquisadores da UFRPE denunciam uso de agrotóxico no campus Recife

Produto proibido pela Anvisa foi usado em horta do Depto. de Agronomia. Processo foi iniciado para que agrotóxicos sejam proibidos no campus.

Do G1-PE

Pesquisadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) denunciaram o uso de um agrotóxico proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em uma horta do Departamento de Agronomia, no Campus Recife, bairro de Dois Irmãos, Zona Norte da capital. O problema foi mostrado pelo NETV 2ª Edição desta sexta-feira (18).

 

O Núcleo de Agroecologia e Campesinato da universidade registrou o uso do glifosato a poucos metros de córregos que desaguam no Rio Capibaribe. De acordo com o coordenador do Núcleo, Francisco Roberto Caporal, a Anvisa proíbe o uso deste herbicida em áreas urbanas.

 

Após verificarem que o produto estava sendo utilizado na horta, foi iniciado um processo pedindo a proibição do uso de agrotóxicos no Campus Recife. “Nós achamos que a universidade precisa dar o exemplo para a comunidade, protegendo o meio ambiente”, pontua Caporal.

 

A denúncia feita junto à reitoria da UFRPE não foi a única medida tomada pelo Núcleo. Um seminário realizado na universidade reuniu professores, alunos, pesquisadores, gestores públicos, agricultores e indígenas. Na pauta, a discussão sobre o uso de agrotóxicos, seja dentro ou fora do campus. Além disso, também debateu-se os efeitos para a saúde de todos os envolvidos na utilização desses produtos: quem aplica os venenos, quem está exposto aos riscos em áreas próximas e quem consome alimentos.

 

“É importante ressaltar que qualquer agrotóxico pode causar danos à saúde, independente da classificação toxicológica. Todos são tóxicos”, explica a gerente de Saúde do Trabalho da Secretaria Estadual de Saúde, Aline Rangel. “Existem efeitos que aparecem mais imediatamente após uma exposição, que são os efeitos agudos, como dor de cabeça e vômito, a efeitos que aparecem mais tardiamente, como o câncer”, completa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *