Sem Terra projetam safra de 12,4 mil toneladas de arroz orgânico

Produção agroecológica é a maior da América Latina. Envolve 38 famílias em 15 assentamentos e unidades de pequenos agricultores em 11 municípios gaúchos

Do site ExtraClasse, com reportagem de Maiara Rauber (MST-RS)

Os assentados da reforma agrária no Rio Grande do Sul produzem arroz orgânico há mais de vinte anos e são os maiores produtores do alimento sem veneno da América Latina.

Na safra de 2020/2021, os camponeses estimam colher mais de 12,4 mil toneladas, cerca de 248 mil sacas de 50 quilos do produto em aproximadamente 2.740 hectares. Em todo o estado a produção do arroz agroecológico envolve 389 famílias, em 12 assentamentos, três unidades de pequenos agricultores familiares, em 11 municípios gaúchos da região Metropolitana, Sul, Centro Sul e Fronteira Oeste.

Em São Jerônimo, dez famílias já finalizaram a colheita em 90 hectares

Em São Jerônimo, dez famílias já finalizaram a colheita em 90 hectares Foto: Maiara Rauber/ MST

A família gaúcha Sem Terra Krupinski, do Assentamento Jânio Guedes da Silveira, em São Jerônimo, foi a primeira a colher o arroz orgânico nesta safra, no início de fevereiro deste ano. É uma das dez famílias produtoras que já finalizou a colheita em 90 hectares. No total, os camponeses colheram 9,3 mil sacas do produto.

Nesse mesmo assentamento, os agricultores contam com uma unidade de observação e pesquisa que visa ao aumento da produtividade através de manejo ecológico e recuperação do solo com adubação verde. A experiência se realizará por três anos. De acordo com Nelson Krupinski, assentado e produtor, nesta safra o experimento já produziu muitas observações fundamentais para o manejo orgânico do arroz.

FESTA DA COLHEITA – No final de março, os Sem Terra farão a tradicional Festa da Colheita do Arroz Agroecológico. No entanto, a 18ª edição do evento irá ocorrer de forma on-line neste ano devido à pandemia do coronavírus. Em 2020, o MST doou 12 toneladas do cereal para famílias em situação de vulnerabilidade social devido à pandemia no estado.

O evento será transmitido pelas redes sociais do MST:
Facebook: https://www.facebook.com/MovimentoSemTerra e https://www.facebook.com/midiasemterra
Instagram: https://www.instagram.com/rs_mst/ e https://www.instagram.com/movimentosemterra/
YouTube: https://www.youtube.com/user/videosmst

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *