Campanha Contra os Agrotóxicos participa da 4º Feira da Reforma Agrária

Por Roberta Quintino l Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida.

Entre os dias 11 e 14 de maio, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realiza a 4º edição da Feira Nacional da Reforma Agrária, no Parque Estadual da Água Branca, na Barra Funda, em São Paulo.

Com uma interrupção de cinco anos, esta edição da Feira Nacional, além da comercialização de alimentos saudáveis dos assentamentos e acampamentos de Reforma Agrária, traz apresentações e debates que abordam o momento político e social do país, em especial a denúncia sobre o aumento da fome, causado principalmente pelo avanço do modelo do agronegócio.

A Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, em conjunto com o Armazém do Campo e a Expressão Popular, estará presente no evento com o “Café Literário Carolina Maria de Jesus”, com exposição permanente de materiais produzidos pelos movimentos sobre a luta em defesa de uma agricultura saudável, além de produtos da reforma agrária e uma ampla exposição de livros.

No Café Literário serão realizadas também importantes atividades, como atos, lançamento de livros, seminários e rodas de conversas, tudo acompanhado do delicioso e saudável café agroecológico das áreas de reforma agrária, além de tortas, bolos, doces e salgados.

Na quinta-feira, às 11h, acontece a abertura do Café Literário Carolina Maria de Jesus e, às 13h30, a Roda de Conversa: Por que o Brasil precisa de políticas de redução de agrotóxicos?. As atividades do dia se encerram com o lançamento do Dossiê “Agrotóxicos e Violações de Direitos Humanos no Brasil”, com início às 15h.

No segundo dia, os visitantes vão poder participar do Seminário: Agroecologia e Meio Ambiente e da Campanha cultive literatura, compartilhe imaginação. No sábado (13) acontece uma roda de conversa sobre racismo ambiental, além de duas sessões de autógrafos. E no domingo (14), dia de encerramento da Feira Nacional, será realizada a Conferência pelo Direito à Alimentação Saudável. 

A Campanha Contra os Agrotóxicos esteve presente em todas as edições da Feira, e pela primeira vez estará em conjunto com o Armazém do Campo e Expressão Popular, iniciativa que fortalece a luta em defesa da agroecologia, da reforma agrária e do compromisso com a construção de um novo mundo.

Carolina Maria de Jesus

A escritora Carolina Maria de Jesus, mulher preta, mãe de três filhos, catadora e moradora da favela do Canindé, traz na sua escrita o que via e vivia na capital paulista: a fome, as mazelas das desigualdades sociais e econômicas e o abandono do governo. Nos seus diários, a fome é protagonista.

Na atualidade, a fome não perdeu o seu protagonismo e 33,1 milhões de pessoas convivem com a escassez de alimentos. Este cenário está diretamente ligado ao avanço do agronegócio no país, que privilegia a produção de commodities em detrimento de uma alimentação saudável. Além disso, o agronegócio tem transformado o campo em uma indústria do agrotóxico, contribuindo com o avanço de doenças, com a destruição da natureza e a contaminação dos territórios, das águas e dos alimentos. 

Confira a programação completa: 

Quinta-feira (11/05)

11h – Ato de Abertura do Café Literário Carolina Maria de Jesus;

13:30 às 15h: Roda de Conversa: Por que o Brasil precisa de políticas de redução de agrotóxicos?; 

15h – Lançamento do Dossiê “Agrotóxicos e Violações de Direitos Humanos no Brasil”.

Sexta-feira (12/05)

8h – Café da Resistência – Cozinha Dona Ivone Lara (Conversa sobre a CPI do MST);

10h Seminário: Agroecologia e Meio Ambiente – no café;

13h30 as 15h30: Reforma Agrária Popular e as Relações humanas (LGBTI+);

14h as 16h: Seminário: Políticas Públicas e Reforma Agrária Popular (no auditório);

14 h – Campanha cultive literatura, compartilhe imaginação. 

Sábado (13/05)

10h – Ato em Defesa da Reforma Agrária;

11h –  Sessão de autógrafos: Pequenos contos para começar o dia; 

13h30h a 14h30 – Roda de sobre  Racismo ambiental;

15h30 – Lançamento: O grão de trigo (Primavesi);


17:00h – sessão de autógrafos: O capital para educadores.

Domingo (14/05)

9h – Lançamento: “O tempo dos cardos (Expressão Popular);

10h Conferência pelo Direito à Alimentação Saudável.

Para saber mais informações sobre a programação geral da Feira Nacional, acesse: https://mst.org.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *